27.11.08

Programa 30/10/2008 - Chamar a Música

DA WEASEL

Os Da Weasel são uma banda portuguesa, nascida em meados de 1993, como um projecto 100% em inglês e numa onda experimentalista.

Não demoraria mais de um ano para que editassem o primeiro álbum – "Dou-lhe com a Alma" – que é, simultaneamente, a primeira gravação de hip-hop de uma banda portuguesa e um trabalho onde se assinala a transição para o português como língua dominante.

1997 traz o "3.ª Capítulo". Um disco duro, de discurso duro e onde Pac se afirma - definitivamente – como um dos maiores e mais engenhosos letristas do panorama musical português.

O regresso aos álbuns dá-se em Setembro de 1999 com "Iniciação a uma vida banal – o Manual". Um disco genial, que recebeu a aclamação da crítica.

Em Agosto de 2000, os Da Weasel atingem os dois primeiros discos de prata da sua carreira, atribuídos aos dois últimos álbuns editados pelo grupo: "3.º Capítulo" e "Iniciação a uma vida banal – o manual".

No início de 2001, os Da Weasel editam o álbum "Podes fugir mas não te podes esconder", provavelmente, um dos melhores discos do grupo, sendo este também o primeiro disco de Ouro da Banda.

Em 2004 os Da Weasel começam o ano da melhor forma, na pré-produção do disco que se virá a chamar “Re-Definições”. Nesse mesmo ano, a banda percorre o País em concertos e em Festivais, com esse seu recente álbum. “Re-tratamento” (o primeiro single extraído do álbum) foi a música que os lançou definitavemnte para o mercado português, permitindo-lhes acabar ano em beleza com a atribuição do prémio "Best Portuguese Act" no MTV Europe Music Awards, em Roma.

Já em 2005, “Re-Definições”, o último álbum, é sinónimo de quádrupla platina, de 2 Globos de Ouro (Melhor Grupo e Melhor Canção do Ano), entre muitos outros prémios e de refrões entoados pelo público de Norte a Sul do país, destancando-se as lotações esgotadas dos Coliseus de Lisboa e Porto e no Olympia de Paris (numa das mais extensas digressões de que há memória).

Em 2006 participaram na compilação "Play Up" da Copa do Mundo de 2006 com o tema Play Up que ficou em primeiro lugar do Top de vendas do iTunes em vários países.

No dia 2 de Abril de 2007 lançaram o último disco, intitulado de Amor, Escárnio e Maldizer.

O final de mais uma etapa? Não, apenas o princípio de mais um capítulo de um livro onde ainda irá correr muita tinta…
Membros actuais: Virgul, Quaresma, Pacman, DJ Glue, Jay-Jay e Guilherme Silva.
A VIDA É BELA!





Na Vida é Bela! de hoje vamos até à cozinha, ver como, com pequenos truques, se podem melhorar alguns cozinhados e evitar pequenos incómodos que a arte de cozinhar acarreta.
  • A cebola é essencial em muitos cozinhados. Mas quem é que já não deitou umas lágrimas ao cortar este ingrediente? Pois não chore mais! Ao descascar uma cebola, experimente colocar um palito de fósforo (apagado) entre os dentes. O enxofre da cabeça do palito absorverá os gases da cebola, que provocam as lágrimas. Outra opção é colocar as cebolas num recipiente com água por 2-3 minutos depois de descascadas e cortadas ao meio.
  • E depois de cortar a cebola, sem lágrimas, que tal acabar de vez com aquele cheiro que teima em ficar nas suas mãos? Para tirar o cheiro de cebola das mãos com facilidade, basta esfregar as mãos com um pouco de sal e passá-las por água!
  • Quer ter batatas fritas bem sequinhas e rijas? Então, descasque as batatas e deixe-as de molho em água com algumas gotas de vinagre. Depois, escorra, seque e frite.
  • Ups! A sopa está muito salgada?! Acrescente uma batata crua grande para absorver o sal!

Programa 23/10/2008 - Viagens na Minha Terra

MONTE KILIMANJARO

Localizado na África Oriental, no Norte da Tanzânia, próximo da fronteira com o Quénia, a cerca de 300 km abaixo do Equador, o Monte Kilimanjaro, envolvendo o Kibo, um vulcão inactivo há cerca de 100 mil anos, eternamente coberto por gigantescos glaciares, com os seus 5 895 metros, no Pico Uhuru, é o ponto mais alto de África, erguendo-se subitamente no meio do planalto africano, imponente e majestoso, não integrando qualquer cadeia montanhosa.
Monte Kilimanjaro ou Oldoinyo Oibor, que significa "montanha branca" em Masai, ou Kilima Njaro, "montanha brilhante" em kiSwahili.
O Kilimanjaro é uma montanha sagrada há milhares de anos para as tribos da região, sendo o seu pico ocidental chamado “Ngàge Ngài” – a Casa de Deus (segundo os “Chaagas”).
Os ventos originários do Oceano Índico são forçados a ascender ao longo das vertentes e largam a sua humidade em forma de chuva ou neve. As grandes diferenças de altitude geram condições climáticas muito diversificadas e, consequentemente, zonas vegetativas diferenciadas que contrastam fortemente com a savana e as regiões semi-desérticas das regiões planas envolventes. As vertentes junto ao sopé já foram áreas com vegetação, mas foram desflorestadas para o cultivo de café e do milho, entre outras.
O Monte e as florestas circundantes, com uma área de 75.353 hectares, possuem uma fauna rica, incluindo muitas espécies, entre elas zebras, macacos, girafas, gnus, elefantes, leões, antílopes, hipopótamos, búfalos e flamingos, algumas delas ameaçadas de extinção. Estas constituem um parque nacional que foi inscrito pela UNESCO em 1987 na lista dos locais que são Património da Humanidade.
O complexo do Monte Kilimanjaro, com as suas florestas, tinha sido considerado uma reserva de caça pelo governo colonial alemão nos princípios do século XX, mas foi considerado uma reserva florestal em 1921, até que, em 1973, foi declarado como Parque Nacional. Também na Tanzânia, no seu extremo norte, a cidade de Arusha é ponto de partida dos mais famosos safaris, assim como das expedições ao Kilimanjaro, cuja base se centra em Moshi, a 80 km.

Programa 23/10/2008 - Chamar a Música

IRMÃOS VERDADES


Em 1986, os IRMÃOS VERDADES (então, uma formação de 14 elementos) integram a banda “Duo Ouro Negro” e iniciam-se actuando como bailarinos.
A partir de 1989, alguns desses elementos surgem como banda musical de Raul Indypwo, continuando os restantes a constituir o corpo de bailarinos do cantor.
Em 1993 surge o 1º trabalho editado por eles - Saudades de África - donde se destaca o tema Saudades de Luanda.
Em 1997, na preparação do 2º disco, Fusão, o grupo, então de 4 elementos, recruta a voz feminina de Alcinda Ramos, que passou a fazer parte integrante da banda como voz de apoio. Deste 2º álbum destaca-se a música Yolanda, considerada música do ano.
O 3º trabalho, Apaixonados, que como o nome indica é de cariz romântico, segue a mesma linha musical dos anteriores e releva uma sonoridade demonstrativa da maturidade que esta banda atingiu. Este foi um álbum de consagração pois transformou-se, num curto espaço de tempo, em disco de ouro em Portugal e Disco de Platina em Moçambique . O 4º álbum, Só + 1 Beijo, lançado em Fevereiro de 2001, é disco de Ouro em Portugal e Angola e disco de platina em Moçambique. Amar-te assim, música de destaque deste álbum, ganhou uma popularidade tal que se tornou o hino do grupo.
Em 2003 justificava-se o lançamento do primeiro Best off, onde foram reunidos os maiores êxitos dos 4 trabalhos anteriores.
Em Setembro de 2005 surge o 5º trabalho editado – 5 – donde se destaca o tema Tão sozinho.


Ao longo destes 10 anos de carreira, os Irmãos Verdades estabeleceram-se como sendo uma das mais criativas bandas dos PALOP’s, assim como também uma das mais galardoadas. Prova exacta disso mesmo são os inúmeros discos de ouro e platina em Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde. Mas não se pense que apenas os países de língua portuguesa têm mostrado interesse na música dos Irmãos Verdades. Países como a França, o Luxemburgo, Holanda e Reino Unido já se renderam aos ritmos de África que saem das vozes e instrumentos desta banda.


A banda Irmãos Verdades é actualmente composta por Gaby Fernandes (vocalista), Luís Verdades (baixo), Alex Verdades (guitarra) e Fernando Pires (Teclado).