27.11.08

Programa 23/10/2008 - Chamar a Música

IRMÃOS VERDADES


Em 1986, os IRMÃOS VERDADES (então, uma formação de 14 elementos) integram a banda “Duo Ouro Negro” e iniciam-se actuando como bailarinos.
A partir de 1989, alguns desses elementos surgem como banda musical de Raul Indypwo, continuando os restantes a constituir o corpo de bailarinos do cantor.
Em 1993 surge o 1º trabalho editado por eles - Saudades de África - donde se destaca o tema Saudades de Luanda.
Em 1997, na preparação do 2º disco, Fusão, o grupo, então de 4 elementos, recruta a voz feminina de Alcinda Ramos, que passou a fazer parte integrante da banda como voz de apoio. Deste 2º álbum destaca-se a música Yolanda, considerada música do ano.
O 3º trabalho, Apaixonados, que como o nome indica é de cariz romântico, segue a mesma linha musical dos anteriores e releva uma sonoridade demonstrativa da maturidade que esta banda atingiu. Este foi um álbum de consagração pois transformou-se, num curto espaço de tempo, em disco de ouro em Portugal e Disco de Platina em Moçambique . O 4º álbum, Só + 1 Beijo, lançado em Fevereiro de 2001, é disco de Ouro em Portugal e Angola e disco de platina em Moçambique. Amar-te assim, música de destaque deste álbum, ganhou uma popularidade tal que se tornou o hino do grupo.
Em 2003 justificava-se o lançamento do primeiro Best off, onde foram reunidos os maiores êxitos dos 4 trabalhos anteriores.
Em Setembro de 2005 surge o 5º trabalho editado – 5 – donde se destaca o tema Tão sozinho.


Ao longo destes 10 anos de carreira, os Irmãos Verdades estabeleceram-se como sendo uma das mais criativas bandas dos PALOP’s, assim como também uma das mais galardoadas. Prova exacta disso mesmo são os inúmeros discos de ouro e platina em Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde. Mas não se pense que apenas os países de língua portuguesa têm mostrado interesse na música dos Irmãos Verdades. Países como a França, o Luxemburgo, Holanda e Reino Unido já se renderam aos ritmos de África que saem das vozes e instrumentos desta banda.


A banda Irmãos Verdades é actualmente composta por Gaby Fernandes (vocalista), Luís Verdades (baixo), Alex Verdades (guitarra) e Fernando Pires (Teclado).

1 comentário:

Domin gos Cadeado disse...

ola caros colegas desta belissima revista eu Domigos Cadeadi locutor e Jornalista duma radio privda com sede na cidade de tete em mocmabique.Gostria mesmo que continuassem a nos dar mais informacoes sobre a musica angolana pois aqui no centro de mocambique e muito consumida.
Eu pedi essa informacao dos irmaos verdades porque numa discussao alguem disse que GABI FERANANDE ja nao fazia parte do mundo dos vivos e para desmentir recorri a vos irmaos angolanos. conto com vosso apoio.Meu e-mail:dcadeado@yahoo.com
Obrigados que em minha lingua quer dizer tatenda ou mesmo zikomo kwambiri ou takhuta