22.10.08

Programa 16/10/2008 - Chamar a Música

CHAMAR A MÚSICA


MERCADO NEGRO

Da infância em Angola, ainda recorda dos bidões que tocavam percussões e das latas quadradas de azeite de 5 litros, de uma ripa de madeira e cordas de nylon faziam violas. Numa guitarra familiar, partilhava com os primos e vizinhos, aprendeu os primeiros acordes.

Na adolescência já em Lisboa, Messias e amigos iam acampar para a praia, para onde levavam a guitarra e bongós. Havia um fascínio por essa música pulsante e mágica que andavam a ouvir: a música Reggae.

No princípio dos anos 90 cria um Grupo de Percussões de nome “Wembo” que faz espectáculos culturais e é também co-fundador dos Kussondulola onde gravou 3 álbuns e esteve nos melhores anos da banda, onde escreveu êxitos como o clássico “Jacaré”.
Com esta estrutura, a primeira aparição pública deu-se em 1999 no lendário Ritz Club. A música do grupo é espiritual, interventiva e também festiva e é partilhada com o público, de forma inebriante. É normal nos espectáculos dos Mercado Negro, ver nas pessoas um brilhozinho nos olhos e sorrisos cúmplices, um sentimento de leveza e libertação, uma verdadeira partilha de energias e vibrações positivas.

Não há quem fique indiferente à mensagem, ao sonho, à fantasia, à viagem, ao poder de comunicação, ao “animal de palco” em que se transforma o carismático Messias, Voz, Mentor e Líder deste grupo musical. Com Messias estão Pantera (Bateria), N'Du (Percussões) e Zuínho (Baixo) o motor criador do groove que suporta as balanceadas harmonias de Don Lanterna (Teclados), as melodias quentes de Brix (guitarra), os solos irreverentes de Nuno Reis (trompete) e a voz terna e aveludada de Liana e Anastacia.

Este grupo tem marcado presença nos grandes Festivais de Verão como Festival Galp Energia, Festival Sudoeste, Paredes de Coura, Festival Tejo, Festival Reggae Algarve

Em 2004, a banda lançou o seu álbum de estreia, homónimo. Os singles "Oh Lua" e "Beija-Flor" conseguiram bastante sucesso nas rádios portuguesas.Recentemente, em Maio de 2006, foi lançado o segundo álbum do grupo, intitulado "Aquecimento Global". O seu single de apresentação é o tema "Leoa Tigresa".Os discos dos Mercado Negro revelam sons, cheiros, imagens, sabores do Universo.
O lema do grupo é “Respect - Jah live”

Fontes: http://www.mercadonegro.pt/home.html
http://acisum.blogs.sapo.pt/arquivo/1031546.html

Sem comentários: