11.10.08

Programa 09/10/2008 - Chamar a Música

Neste primeiro programa com as novas rubricas, escolhemos uma música com a participação da Sara Tavares para lançar o passatempo aos ouvintes. Depois de ouvirmos a música "Solta-se o beijo", perguntámos quem era esta cantora mistério que dava voz à música, em conjunto com a banda Ala dos Namorados... e a nossa ouvinte Yolanda Samira foi a mais rápida a discar o número e a responder acertadamente! Parabéns, Samira!
E como ela foi tão rápida, nem nos deu tempo para falar um pouco da biografia desta cantora e, por isso, aqui fica no nosso blog essa informação.

Nascida de uma segunda geração de emigrantes cabo-verdianos, Sara Tavares tinha apenas 16 anos quando ganhou um concurso de talentos musicais da televisão portuguesa - o Chuva de Estrelas - ao cantar uma música de Whitney Houston.
A partir daí, muitas portas se abriram para ela no mundo da música e, em 1994, representou Portugal no Festival da Eurovisão da Canção, com o tema "Chamar a Música", alcançando o 8º lugar, uma das melhores classificacões de sempre.
Em 1996 editou o seu primeiro álbum, com fortes influências gospel, e que contou com a participação do coro Shout.
Para além deste álbum, contou com mais alguns sucessos, tais como a participação na música "Solta-se o Beijo", com a banda Ala dos Namorados, e uma menção honrosa por parte da Walt Disney Records dos Estados Unidos, fruto da sua gravação do tema "Longe do Mundo", de 1996, incluída no filme "O Corcunda de Notre Dame", que foi considerada a melhor versão de todo o mundo em língua não inglesa.
Em 1999, com a ajuda de alguns influentes nomes da música africana, tal como Youssou N'Dour, editou o seu segundo álbum: “Mi Ma Bô”.
O resultado final foi um álbum com declaradas influências africanas, e um rasgo de soul, cantado em português, crioulo e inglês, que foi bem recebido tanto em Portugal, como fora de portas.
O álbum "Balancê", editado pela World Connection, surgiu em Novembro de 2005 e foi considerado um dos melhores álbuns do ano por parte da crítica, tendo alcançado o disco de ouro. Com a canção "Bom Feeling", do álbum "Balancê", Sara Tavares participou, ainda, numa enorme campanha de publicidade de um banco português.

Sem comentários: